• Crie Rotinas para Simplificar sua Vida

    Como se não bastasse a correria da vida moderna, considerada normal por muitos, a vida de todos, sejam ricos ou pobres, mudou completamente. Não, não quero te assustar, mas nunca mais voltaremos a ser como antes (inclusive psicologicamente). Mas isso tem que ser algo ruim?

    Afinal, o que é rotina para você? Algumas pessoas remetem essa palavra a algo ruim, como “rotina no casamento” (algo que aparentemente justificaria o fim de muitos casamentos atualmente) ou como algo terrivelmente chato (como a vida adulta é para muitas pessoas).

    Mas e se eu te disser que rotina pode ser algo muito benéfico e necessário, principalmente neste momento que estamos vivendo, com a ameaça de uma pandemia? Eu tenho refletido muito sobre isso, ainda mais agora que a vida mudou radicalmente. Outro dia vi no Instagram a foto de uma praça de alimentação de um shopping, onde famílias e amigos lanchavam juntos e papeavam alegremente. Bons tempos, parece que foi ontem… E foi mesmo!

    Muitas pessoas foram obrigadas a aderir ao Home Office, seja por fazer parte do grupo de risco ou por morar com pessoas que o são. Infelizmente, nem todos tiveram essa sorte, seja porque prestam serviços essenciais (médicos, enfermeiros, entre outros), ou considerando a desigualdade social, que obriga muitos brasileiros a irem às ruas, mesmo sabendo que correm sérios riscos.

    O ser humano tem grande capacidade de adaptação, como já nos mostrou a nossa história. Vivemos momentos difíceis e semelhantes ao atual, como a Peste Negra e a Gripe Espanhola. Mas a geração atual tem muitas vantagens. As informações chegam em segundos em todos os cantos do planeta e podemos contar com a ciência. O cenário atual é bastante animador, se cada um fizer sua parte.

    Um excelente ponto de partida é cuidar de sua saúde física e mental (inclusive há muitos profissionais, como eu, que oferecem atendimento online, em várias áreas). Adaptação é a palavra-chave!

    Antes a nossa vida era muito corrida, tédio era considerado quase palavrão. Mas hoje temos que encarar o fato de que não podemos mais ir ao cinema nem aquele churrasquinho com os amigos. Precisamos ser criativos, e não podemos deixar a situação desandar, afinal, não é férias, a vida tem que seguir seu curso de um jeito ou de outro.

    Uma das atitudes que têm me ajudado é o estabelecimento de uma rotina, principalmente em relação ao trabalho. Mesmo em casa (me considero privilegiada, mais uma vez), procuro seguir à risca a rotina que eu tinha antes do COVID-19. Trabalho no mesmo horário (cumpro a mesmíssima jornada, sem adiar um minuto sequer – a diferença é que não tenho mais que dirigir até o consultório), almoço no mesmo horário, tomo banho e me visto como se fosse trabalhar na rua (quem trabalha por Skype e faz videoconferência sabe a importância disso, risos,). Sinto que isso me dá um estímulo maior. Pijama é sinônimo de final de semana (sua organização pode ir ladeira abaixo com as pequenas atitudes).

    Minha rotina mudou? Claro que sim. Mas estou aproveitando cada momento para rever alguns aspectos da minha vida. Recomendo a você que também faça o mesmo.

    Aprenda a dar valor às pequenas coisas e evite situações que te deixam triste, como ficar vendo notícias ruins o dia inteiro ou utilizar redes sociais para se comparar com os outros. Realidades diferentes? Com certeza! Melhores? Não necessariamente! Não se deixe levar pelas aparências!

    Que a felicidade vire rotina… E que a rotina vire felicidade!

    Simplifique-Ser!

    Se preferir, entre em contato via WhatsApp ou preenchendo o formulário:

    (15) 98143-7911